MÉDICOS BRASIEIROS
dgaudioprocopio o Poeta
A SAUDE PUBLICA NO BRASIL VERSUS MÉDICOS BRASILEIROS
O ESTUDANTE DE MEDICINA NO BRASIL (LÓGICO) TEM UM SONHO: CLINICAR, TER SEU PRÓPRIO CONSULTÓRIO, SE ELE PROCEDE DE FAMÍLIA RICA MONTA SEU CONSULTÓRIO PARTICULAR; MAS SE ELE FOR POBRE E MISERÁVEL, SE CREDENCIA AO SUS, MESMO QUE CONSIGA MONTAR UM MINCHO CONSULTÓRIO, ALGUNS TÊM SORTE E PASSAM NUM CONCURSO.
EM AMBOS OS CASOS VÃO TRABALHAR NA SAUDE PÚBLICA, ATENDER AOS MISERÁVEIS E “FEDORENTOS”, MALTRAPILHOS E DESDENTADOS, CHEGAM A HORA QUE QUEREM, VÃO QUANDO BEM ENTENDEM, E QUANDO VÃO ATENDEM MAL, NÃO EXAMINAM OS PACIENTES COMO DEVERIAM; O ESTETOSCÓPIO É MERO ADEREÇO, NÃO INFORMAM AO PACIENTE MISERAVEL QUE DOENÇA ELE TEM, SE VOCÊ NÃO O PERGUNTAR NÃO FALARÁ NADA, ÀS VEZES IRONIZAM E ZOMBAM DE VOCÊ. O REMÉDIO QUE ELE PASSA SERVE DESDE UMA UNHA RACHADA A UM AVC. ALGUNS (QUE JÁ PRESENCIEI) USAM MÁSCARA PARA NÃO SENTIREM O HÁLITO DA POBREZA, OUTROS ACORRENTAM A CADEIRA A UMA MESA A DOIS METROS DE DISTÂNCIA PARA QUE O POBRE NÃO SE APROXIME E CONTAMINE-O COM SUA DOENÇA DE POBRE.
ENTÃO: COM QUE MORAL VEM ELES CRITICAREM OS MÉDICOS DE OUTROS PAÍSES? SERÁ QUE ONDE ELES ATENDEM TODOS MORREM PORQUE ELES NÃO SABEM? SE A MEDICINA E A SAUDE PÚBLICA NO BRASIL ESTIVESSE AS MIL MARVILHAS, NÃO TERÍAMOS PROBLEMAS E NÃO PRECISARIAMOS IMPORTAR MÉDICOS. VAMOS PRIMEIRO ARRUMAR A CASA PARA DEPOIS EXIGIR!