ESTUDANTES DA UMES EM PROTESTOS
dgaudioprocopio o Poeta
FOTO: DGAUDIO - THE-PI
ALGO QUEIMA POR DEBAIXO DO LIXÃO
Quem tem menos de 20 anos hoje, por certo não sabe e nem sentiu na pele os problemas vividos no tempo da ditadura. Como também não sabe o que é um movimento político ou estudantil, haja vista que a democracia nos permitiu um alívio e até mesmo um comodismo geral. Como também não sabe o que é INFLAÇÃO. Mas parece que alguma coisa está fedendo no ar, ou queimando por debaixo do lixão! 2011 foi e está sendo sacudido por diversos movimentos de protestos. Será que o povo tá acordando do sonho de CINDERELA? Hoje vivemos uma aparente calma nos “portos”. E acompanhando essa onda de movimentos revolucionístas e protestos questionativos, um grupo de estudantes de Teresina resolveu sair do casulo. Esta semana fui surpreendido por um movimento de alunos secundaristas representando a entidade UMES e a categoria, resolveu invadir um prédio público que há muito se encontrava fechado.
LEIAM O QUE FALA UM DOS SEUS REPRESENTANTES.
Pergunta: — Por que vocês estão aqui, e o que querem com esse movimento?
Resposta: — Nós estamos aqui para garantir uma nova sede para entidade UMES. O movimento estudantil se reuniu justamente para organizar e defender questões como por ex.: o AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS, que é uma injustiça para com os trabalhadores e os estudantes de Teresina; assim como também para organizar uma luta por uma melhor educação no Estado, que é o papel da UMES , dos estudantes secundaristas, ou seja; o papel da UMES é está LUTANDO PELA melhoria da educação e dos estudantes, bem como por melhores condições no transportes público. E somos contra o aumento na passagem de ônibus. Já que agora a juventude também é pauta do governo federal. Faz parte da constituição. Então é isso, nós estamos lutando por uma sede da UMES, já que a antiga foi vendida. Nós queremos uma sede!
Pergunta: — Ultimamente, tem se notado que a categoria estudantil tem permanecido meio adormecida, mas nesse ano de 2011, estamos percebendo certa inquietação na categoria, não só nos estudantes, mas como em outras categorias de trabalhadores. Em sua opinião, você acha que os estudantes estão despertando?
Resposta: — Com certeza! A categoria estudantil está se mobilizando não só no Piauí, mas como também no mundo, nesse momento que começa haver vários atos de repressão, questões de injustiça no país, e aqui em Teresina. A verdade é que hoje temos um grande espaço para diálogo num governo que é de esquerda, um amplo espaço no governo federal, estadual e municipal, mas queremos muito mais, queremos garantir de fato esse direito nas ruas para que outras pessoas se sintam contempladas. Inclusive colocando questões como educação, um ensino de qualidade, saúde, laser, transporte e uma melhoria na qualidade de vida.