POETA PAZ E SILVA
dgaudioprocopio o Poeta
FOTO: DGÁUDIO
ELIAS PAZ E SILVA
MAIS UM POETA ENTREVISTADO POR DGAUDIO. DESTA VEZ O POETA ELIAS PAZ E SILVA
Pergunta: Boa noite Elias! Em rápidas palavras para o blog de DGáudio. O que você acha ou como você encara a poesia nos dias atuais? Como você vê a poesia hoje? Você vê alguma tendência poética, corrente literária ou alguma novidade na juventude de hoje?
Resposta: Olha, a poesia em qualquer época, em qualquer tempo ela é essencial e necessária para o desenvolvimento do espírito humano, ela é uma centelha que independe de época, tempo ou espaço, ela é eterna! Os grandes livros da humanidade são todos em poesias. Judaicos, HABRIT HACHADAFHAH, A NOVA ALIANÇA, TANACH, TORAH são poesias puras. O mais completo sentido de poesia. E eu vejo hoje que geração pós-geração isso vem sendo aperfeiçoado. Uma geração entrega um cajado à outra geração. A geração a outra seguinte, e assim a poesia vai sendo tocada.
Pergunta: Muito bem Elias! Você acabou de dizer que a poesia é eterna. Mas eu te pergunto: nós que não somos assim tão jovens, já temos certa maturidade, na sua vivência, você acha que a poesia está morrendo ou ela está viva em nosso meio?
Resposta: Está viva! Viva! Viva! Tem uma nova geração de poetas aí, falando em termos de piauiensidade, tem a academia Onírica, tem o Sarau do Cineas. Tem pessoas que estão produzindo poesias, embora a gente não veja. Mas estão produzindo, estão publicando. Tem o recanto das letras na internet onde são publicado poemas de poetas brasileiros e portugueses. Ela sempre vai estar viva porque é uma forma do ser humano se relacionar com outro.
Pergunta: Cite alguns livros que você já publicou e dê um conselho para juventude
.
EU PUBLIQUEI:
POEMÁRIO I (1985)
POEMÁRIO II (1992)
OS DONS DA PAZ
OS DONS DO AMOR (2001)
A FACE DAS ÁGUAS (2007)
CANTO DAS LETRAS (2009)
Meu conselho para a juventude é que leiam bastante. Leiam livros, leiam clássicos, orelhas de livros, bula de remédios, leiam tudo! Quando falo leia, não falo só da escrita, mas da leitura do mundo, vê as coisas com olhares novos, por que a vida está aí, ela é bela e ela precisa ser desfrutada.
Por DGáudio Procoópio – Teresina - 2011