Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FDG - FEITOPORDGAUDIO

CORPO & USO, UM POUCO DE TUDO; POESIAS, CULTURA E MODA

FDG - FEITOPORDGAUDIO

CORPO & USO, UM POUCO DE TUDO; POESIAS, CULTURA E MODA

10.10.11

A LENDA DOS NOIVOS


dgaudioprocopio o Poeta

 

 

LENDAS/BAIRRO DOS NOIVOS/TERESINA

 

A LENDA DOS NOIVOS

 

 

O BAIRRO DOS NOIVOS

 

POR QUE O BAIRRO DOS NOIVOS TEM ESSE NOME?!

 

Fomos até o bairro para conversamos com alguns moradores do local.

Lá chegando, entrevistei três pessoas do bairro.

Duas senhoras e um senhor por nome José Maria, ambos já avançados na idade e moradores antigos da região.

Segundo o senhor José Maria, o bairro tem esse nome por que lá existia uma fazenda por nome, “FAZENDA DOS NOIVOS”, de propriedade de “DONA MARIA DE ÁREA LEÃO PARENTE”.  E onde hoje é o bairro, existia uma estrada, ou uma vereda, como pode assim se dizer. Por que só trafegava animais e pedestres. Na época só existia uma igreja em Teresina. A igreja de São Benedito. E todos os noivos trafegavam por essa estrada para se casarem na igreja. Então a vereda passou a ser conhecida como: “ESTRADA DOS NOIVOS”.

 

 

MAS A HISTÓRIA VAI MAIS ALÉM!

 

Existe um fato ocorrido no século passado. Há mais de cem anos. Ou melhor, uma lenda pouco conhecida pelos teresinenses.

 

A LENDA:

 

Reza a lenda que no passado, um casal de jovens, filhos de pessoas bastante conhecida na região, resolveu unir-se em laço matrimonial. Casar-se! Mas que no dia do casamento ocorrera uma tragédia.  Após a cerimônia do casamento, o casal teria ido pegar sua montaria para se dirigirem à sua residência que ficava mais afastada. Mas ao montarem no cavalo foram atingidos por um raio, vindo a falecer os dois de forma fulminante. Desde então na data referida ao casamento, todos os meses, o casal reaparecia no local da tragédia. Todos os meses o casal vinha celebrar o romance amoroso que terminara de forma inesperada. Muitos viajantes que trafegavam pela região afirmavam terem visto o casal namorando no local. Sempre ao cair da noite. E na região foi construída uma fazenda que passou a se chamar: “FAZENDA DOS NOIVOS”. E ainda segundo d. Maria, ao redor da fazenda, existia uma grande lagoa, onde tinha grandes cobras sucuris. Ela afirma ainda que chegou a ver muitas vacas sendo levadas pelas cobras. Ela via as vacas boiando sobre as águas.

 

VOCÊ ACHA ESTRANHO? O senhor José Maria afirma que é do tempo em que homem virava lobisomem e mulher se transformava em porcas.

 

A GRANDE COBRA SUCURI

 

O bairro dos noivos sempre foi um bairro cheio de visagens! Na década de 60 para 70 ainda alcancei e toda Teresina presenciou momentos de angustias, vivido pelos moradores daquela região, o flagelo provocado por uma grande cobra sucuri com mais de dez metros de cumprimento. A cobra assustava muita gente. Havia relatos de pessoas desaparecidas, vítimas da cobra Em certo dia anunciaram que os bombeiros da Policia Militar iriam dinamitar a lagoa para matar a cobra. Foi notícia em toda a capital. Uma grande multidão de pessoas se deslocou para o local, mas devido ao grande numero de pessoas, os bombeiros desistiram da ação.

 

 

DAÍ ENTÃO O NOME: BAIRRO DOS NOIVOS

 

 

 

 

 

 

Por D`Gáudio Procópio                     

 

 

 

 

 

');