POESIAS, CULTURA, INFORMAÇÕES E ASSUNTOS C.C.B. BRASIL, MUNDO

Usuário Online

contador de usuários online grátis
10
Out 11

 

 

LENDAS/BAIRRO DOS NOIVOS/TERESINA

 

A LENDA DOS NOIVOS

 

 

O BAIRRO DOS NOIVOS

 

POR QUE O BAIRRO DOS NOIVOS TEM ESSE NOME?!

 

Fomos até o bairro para conversamos com alguns moradores do local.

Lá chegando, entrevistei três pessoas do bairro.

Duas senhoras e um senhor por nome José Maria, ambos já avançados na idade e moradores antigos da região.

Segundo o senhor José Maria, o bairro tem esse nome por que lá existia uma fazenda por nome, “FAZENDA DOS NOIVOS”, de propriedade de “DONA MARIA DE ÁREA LEÃO PARENTE”.  E onde hoje é o bairro, existia uma estrada, ou uma vereda, como pode assim se dizer. Por que só trafegava animais e pedestres. Na época só existia uma igreja em Teresina. A igreja de São Benedito. E todos os noivos trafegavam por essa estrada para se casarem na igreja. Então a vereda passou a ser conhecida como: “ESTRADA DOS NOIVOS”.

 

 

MAS A HISTÓRIA VAI MAIS ALÉM!

 

Existe um fato ocorrido no século passado. Há mais de cem anos. Ou melhor, uma lenda pouco conhecida pelos teresinenses.

 

A LENDA:

 

Reza a lenda que no passado, um casal de jovens, filhos de pessoas bastante conhecida na região, resolveu unir-se em laço matrimonial. Casar-se! Mas que no dia do casamento ocorrera uma tragédia.  Após a cerimônia do casamento, o casal teria ido pegar sua montaria para se dirigirem à sua residência que ficava mais afastada. Mas ao montarem no cavalo foram atingidos por um raio, vindo a falecer os dois de forma fulminante. Desde então na data referida ao casamento, todos os meses, o casal reaparecia no local da tragédia. Todos os meses o casal vinha celebrar o romance amoroso que terminara de forma inesperada. Muitos viajantes que trafegavam pela região afirmavam terem visto o casal namorando no local. Sempre ao cair da noite. E na região foi construída uma fazenda que passou a se chamar: “FAZENDA DOS NOIVOS”. E ainda segundo d. Maria, ao redor da fazenda, existia uma grande lagoa, onde tinha grandes cobras sucuris. Ela afirma ainda que chegou a ver muitas vacas sendo levadas pelas cobras. Ela via as vacas boiando sobre as águas.

 

VOCÊ ACHA ESTRANHO? O senhor José Maria afirma que é do tempo em que homem virava lobisomem e mulher se transformava em porcas.

 

A GRANDE COBRA SUCURI

 

O bairro dos noivos sempre foi um bairro cheio de visagens! Na década de 60 para 70 ainda alcancei e toda Teresina presenciou momentos de angustias, vivido pelos moradores daquela região, o flagelo provocado por uma grande cobra sucuri com mais de dez metros de cumprimento. A cobra assustava muita gente. Havia relatos de pessoas desaparecidas, vítimas da cobra Em certo dia anunciaram que os bombeiros da Policia Militar iriam dinamitar a lagoa para matar a cobra. Foi notícia em toda a capital. Uma grande multidão de pessoas se deslocou para o local, mas devido ao grande numero de pessoas, os bombeiros desistiram da ação.

 

 

DAÍ ENTÃO O NOME: BAIRRO DOS NOIVOS

 

 

 

 

 

 

Por D`Gáudio Procópio                     

 

 

 

 

 

publicado por dgaudioprocopio o Poeta às 09:39

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13

16
17
18
20
21

23
24
25
26
27
28
29



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
MAPA MUNDI
MUSICA
LIKE YOU
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO