POESIAS, CULTURA, INFORMAÇÕES E ASSUNTOS C.C.B. BRASIL, MUNDO

03
Jun 14
LAMPIÃO NO PIAUÍ

LAMPIÃO NO PIAUÍ

 

A escritora e doutora em Ciências Políticas, Isabel Lustosa, lançou recentemente, o livro, “De Olho em Lampião – Violência e Esperteza”, que retrata a um dos feitos de Lampião em 1927, acontecido no Piauí.

 

 

Em seu período de acençao, Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), com seu bando composto por 50 homens, conseguiram amedrontar 400 soldados que os perseguiam. O episódio em terras piauienses, e teve como nome a “Batalha de Macambira”.

 

Ao lembrar essa passagem no livro “De Olho em Lampião – Violência e Esperteza” (Claroenigma), a escritora sublinha a perspicácia de um dos personagens míticos da história brasileira no século XX. Sua sucinta obra, contudo, tira do “rei do cangaço” o título de herói dos desfavorecidos e o coloca como um criminoso sem escrúpulos longe da aura de “bandido social” que ganhou da esquerda.

 

O livro tem 100 páginas e é de fácil leitura, que integra a coleção “De Olho Em”, que tem como objetivo levar o leitor a conhecer fatos histórias por meio da biografia de grandes figuras na história nacional.

 

Segundo Lustosa, podem ser apontadas algumas contradições de Lampião, entre elas: identificava-se mais com a classe dominante do que com o povo, tinha preconceito racial apesar da cor de sua pele estar “perto do negro”, não matava padres e usava a fortuna amealhada para garantir munição e conforto para sua vida nômade.

 

De acordo com a autora, ele era um homem muito inteligente, mas isso não o torna menos bandido. Ela revela ainda que, ele é o possível autor do forró “Mulher Rendeira”, apreciou a música de Cole Porter, executada por uma banda a bordo de uma balsa no rio São Francisco.

 

FONTE:

http://www.proparnaiba.com/redacao/2011/10/09/batalha-de-lampi-o-contra-soldados-no-piau-em-1927.html

 

 

publicado por dgaudioprocopio o Poeta às 14:15

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO