POESIAS, CULTURA, INFORMAÇÕES E ASSUNTOS C.C.B. BRASIL, MUNDO

Usuário Online

contador de usuários online grátis
16
Mai 14
EU QUERO SER POETA

 

 

...SER POETA!

 

SE VOCÊ É POETA OU TEM VOCAÇÃO, LEIA ESSE TEXTO

 

Acredito piamente que para escrevermos poesias, seja ela prosa, lírica, sátira ou qualquer outro gênero, é necessário que se tenham um pouco ou um mínimo de conhecimento sobre poesia e suas regras, sob pena de não saber o que se escreve, incorrendo assim no risco de não se consegui entender o que fora escrito, ou não transmitir a mensagem desejada. Como também é fundamental que o interessado conheça os antepassados de nossa cultura poética e ler um pouco da poesia escrita por eles motivando assim as inspirações e estimulando sua veia poética.

No entanto, isso não é nem deverá ser uma regra, pois a poesia é livre e deverá seguir as inspirações do pretenso poeta em questão no momento em que ele divaga pela sensação de leveza e sensibilidade poética; porque “A VERDADEIRA POESIA NÃO SEGUE REGRAS OU MÉTRICAS, MAS ELA É REGIDA PELOS SENTIMENTOS DO POETA”.

Portanto esse chavão de que “VOCÊ TEM QUE LER POETA TAL OU AQUELE ESPECIFICAMENTE” é conversa para boi dormi e quem não tem identidade própria.

O poeta deve criar seu próprio estilo e métodos poéticos, fazer sua escola e sua metodologia, desde que não faça aberrações e escreva coisas sem nexos ou conexos.

Uma das grandes aberrações que ouvia no passado era: “PARA SER POETA TEM QUE LER OS LUSIADAS DE CAMOES, TEM QUE LER MANOEL BANDEIRA!” e etc. etc. e tal. O que eu tenho a ver com Camões lá do quinto dos infernos? É óbvio que devemos honrar nossos antepassados poéticos, mas temos que elevar a nossa poesia pátria terra, enaltecer os valores nacionais e regionais.

Eu tenho meus poetas preferidos, os quais li seus poemas, como por exemplo: nosso conterrâneo Gonçalves Dias, Bandeira Tribuzi, Cecília Meireles, Castro Alves, Álvaro de Azevedo, Cruz e Souza, Gregório de Matos. São meus poetas referencias.

Quando no início de minha vocação poética, esmiucei bibliotecas, vasculhei livros, dicionários, vocábulos de poesias, estudei e investiguei todos os estilos e métodos poéticos.

MAS SOU RADICALMENTE CONTRA OS CHAVÕES DE QUE VOCÊ TEM LER POETA TAL, SE NÃO VOCÊ NUCA SERÁ UM POETA!   

 

 

 

Teresina, 16 de maio, de 2014

DGáudio Procópio

publicado por dgaudioprocopio o Poeta às 06:07

Maio 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14

19
20
24

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

MAPA MUNDI
MUSICA
LIKE YOU
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO